quarta-feira, 4 de julho de 2018

As Práticas de Bullying nas Escolas Brasileiras


Olá Corujinhas de Plantão!!! Como vão vocês? Resolvi compartilhar aqui uma redação que fiz no cursinho Descomplica, cujo tema era "A Prática de Bullying nas Escolas Brasileiras". Estou muito feliz, quase 1000! Aliás super recomendo para quem tem o interesse de fazer Enem neste ano ou nos próximos. Mas vamos direto ao ponto, ou seja, logo abaixo compartilharei minha redação com o intuito de analisar este tema muito interessante, que além de ser uma possibilidade do Enem 2018, acontece constantemente por todo o Brasil e precisamos levar a sério. Vamos lá!!!

       Uma Boca Fechada para o Bullying, é um Sim Contra Si Mesmo.

 Na telenovela "As Aventuras de Poliana", de 2018, o personagem Luigi vive constantemente na própria pele como é ser vítima de bullying na escola em que estuda. Violentado por dois colegas de sala, o menino de doze anos em plena adolescência, ainda precisava lidar com a pressão dos pais ao ser interrogado várias vezes sobre como é seu dia a dia na escola. As interrogações alimentavam o medo e a angústia de Luigi ao ponto de querer sempre esconder dos pais e da diretora, o que passava na escola. No Brasil, nada é diferente em relação ao bullying. Várias são as vítimas que sofrem caladas por medo de serem mais provocadas pelos agressores. A luta contra o bullying precisa ser repensada e valorizada pelas famílias e pelas escolas.
 Em primeiro lugar, é preciso reconhecer o papel da escola em relação às práticas de bullying. A escola educa para a coletividade, por uma boa convivência entre todos. Segundo Martin Luther King, ativista político "A violência cria mais problemas sociais do que resolve". O bullying é considerado uma prática de violência, pois prejudica o caráter do agressor, ao mesmo tempo em que cala a liberdade de expressão da vítima.
 Na maioria dos casos, o bullying acontece nas escolas, mas pode ser combatido com a ajuda dos pais em casa. Para que isso ocorra de fato, é necessário que o ambiente escolar seja um local onde a vítima sente-se acolhida por todos e apoiada em suas decisões. Na novela Luigi esconde de seus pais a situação na qual aterrorizava-o todos os dias. Mesmo sem o conhecimento dos pais diante dessa situação, o isolamento de Luigi era sentido por ele até dentro de casa. Sem a compreensão dos demais, os problemas sofridos por ele agravavam-se cada vez mais na escola. Luigi usava de sua criatividade com filmes para esconder-se da real situação pela qual passava.
 Torna-se evidente, portanto, que as escolas tomem medidas inovadoras como exercer um projeto focado apenas para o bullying, com a presença das famílias das vítimas e dos agressores, juntamente com os próprios estudantes. Um exemplo seria fazer peças teatrais, onde os pais das vítimas praticariam bullying encenando com os próprios agressores, no sentido de conscientizar os agressores ao sentirem o que praticam na própria pele o quão ruim é ser vítima e diante da escola inteira. A mídia poderia ter uma parceria com as escolas, transformando essas peças num filme que será passado futuramente pelos professores do Brasil todo. assim será possível evitar que surgam novos agressores e vítimas pelo país.

O Bullying é algo real e bem complicado de lidar! Precisamos analisar quais são os motivos das vítimas e dos agressores e ter uma conversa direta com as famílias e escolas! Como educadores não podemos tapar o sol com a peneira e fingir que não acontece nada! Precisamos agir e logo!!

Então, para quem tiver o interesse sobre o tema, sugiro que pesquise e leia mais sobre o assunto. Aqui no blog procurei compartilhar com vocês a minha redação com o objetivo de ajudá-los a refletir um pouco mais sobre o Bullying. Espero que tenham gostado! 

Att,

Caroline Campesatto.

0 comentários: